7 Hábitos de Jogadores de Sucesso

Os 7 hábitos dos atletas de sucesso

Todos jogadores de qualquer esporte possível têm hábitos. Para se tornar o melhor no esporte que você pratica você precisa ter hábitos, caso ao contrário você apenas será mais um dentre os milhares que já existem. Nesse post eu quero abordar os principais hábitos dos jogadores de sucesso, principalmente os hábitos de jogadores de futebol, já que estamos na época da copa mundial na Rússia. Os jogadores que estão na Rússia agora jogando, os melhores, eles têm hábitos saudáveis e hábitos de anos que fizeram eles chegarem aonde estão hoje em dia. Claro, o que estou escrevendo aqui não é somente relatando os hábitos sobre jogadores de futebol e sim sobre todos os esportes que existem. Deve ser lembrado que esses hábitos são a maioria deles repetições para chegar até a perfeição, tornando-se até cansativos de mais e enjoativos, porém, precisos para chegar ao sucesso. Os hábitos podem envolver treino coletivo diário, treino individual, alimentação, ritmo de sono regular, rotina familiar e estabilidade emocional, momentos de lazer junto com a vida social e também durante o período de férias desses jogadores, sim, isso tudo são hábitos, podendo incluir até o jeito que a pessoa se veste. Alguns até confundem o hábito como uma superstição e vestem somente aquela roupa ou fazem algo todos os dias, pelo motivo de acharem que isso irá leva-los a ser o melhor jogador. Por outro lado, alguns hábitos são crenças, como orar todo dia, pedir algo divino para que uma coisa se concretize e vire realidade.

Principais hábitos dos atletas

Todo atleta que participa em um time de alta qualidade vai ter que seguir uma alimentação sugerida dos preparadores físicos, mas se o jogador não seguir a risca isso, tudo vai por água abaixo.

Esses jogadores de alto requerimento físico necessitam de uma dieta especifica e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, sendo adequados ao seu esforço físico. Um hábito desse importante de alimentação combinado com treinamentos contínuos só vai trazer melhora ao jogador em questão. Por exemplo, não adianta nada um jogador se tratar com comidas saudáveis e ignorar os outros fatores de hábitos que podem torná-lo um jogador de alto nível. Treinamento individual é uns dos principais motivos de jogadores se destacarem dos outros jogadores dos quais eles treinam junto no dia a dia. Obviamente estou tirando o quesito daqueles que já nasceram com um talento a mais, contudo eles também têm hábitos, ninguém nasce com um talento e deixa de lado pensando que vai ser melhorado ou aperfeiçoado sozinho.

Junto com a alimentação equilibrada, treino coletivo com os parceiros do time, treino individual, vem um quesito muito importante, que é um sono regular. Todo jogador se cansa diariamente por conta da rotina de treinamento pesado, se ele não tiver um sono regular, tudo vai desregular em sua vida, principalmente nos treinos e resultados que estão para vim com os seus hábitos. Dando um exemplo rápido, fora do contexto de jogadores de futebol, um jogador que é muito famoso nos Estados Unidos é o Kobe Bryant. Todos os outros jogadores acham que ele só nasceu sabendo jogando e pratica o que os outros praticam para ser o que ele é, porém ninguém viu ele chegando antes dos jogos e treinando sozinho os arremessos a cesta durante horas e horas ou que ele fica horas depois do treino oficial do time jogando sozinho. Uma coisa a ser aprendida é que, não importa quão pequeno seja a sua repetição, ela nunca será atoa, sempre agregará a algo a sua performance.

Hábitos não são só repetições e treinamentos

Tirando esses três hábitos no qual acabei de citar, temos hábitos que não dependem somente de você, das suas repetições, da sua sorte ou de você ter nascido assim. Os hábitos mais saudáveis possíveis e que fazem bem ao coração, esses hábitos envolvem uma rotina familiar agradável sem muitas brigas diárias e ter uma estabilidade emocional instalada para que todos se sintam bem em volta um do outro, não há nada melhor que chegar em casa e ter uma família para te receber ou você receber sua família em casa, são coisas que acalmam qualquer coração e fazem bem ao atleta, acaba tornando-o mais forte para mostrar a sua família o quão bom que ele é em algo para eles sentirem orgulho do mesmo no espore. Junto com a família, os jogadores devem ter uma vida social fora dos campos de futebol, isso envolve qualquer coisa que distraia eles daqueles momentos estressantes que passam durante o jogo.

Momento de lazer são bons para serem acompanhados de amigos e familiares, e ter isso como um hábito é tão importante quanto as repetições para o aperfeiçoamento nos jogos. Não adianta nada ter um corpo melhor que os outros, ou ser bem treinado como ninguém, se no final de tudo sua cabeça não está concentrada o suficiente nos jogos. O que a mente não se concentra e respira, seu corpo paga por isso, e isso vai afetar seu desempenho nos jogos, tornando apenas mais um.

Mas cuidado, esse habito de ficar com a família, se distrair com os amigos e tirar uma folga para comer alimentos mais gordurosos não pode se tornar o seu principal, é só um acréscimo que é importante e essencial, porém não principal. Tem jogadores que confundem isso e tornam esse habito nas férias seu principal, se você ficar apenas bebendo bebidas alcoólicas e comidas gordurosas por semanas, quando voltar aos treinos, vai ser o mais atrasado de todos, sempre tenha um foco e siga ele. Então lembre-se, foi citado 7 tipos de hábitos diferentes, entre ter uma alimentação saudável, ter um sono regulado, treinar com os parceiros diariamente se possível, treinar a mais que os outros estando sozinho, ter tempo para a família junto com um equilibro emocional saudável, ter momentos com os amigos para ter uma vida social e saber descansar nas férias para retornar as atividades melhor que estava antes. Então a conclusão é que, não adianta viver de festa e treinar e nem treinar sempre acabando sem saber tirar um pequeno tempo para si e pessoas em volta de você. Chega a ser um equilíbrio de muito esforço e dedicação com tempo para descansar, todo ser humano é humano e não uma máquina que não para, espero que aprenda e faça o mesmo no seu dia a dia e torna-se um dos melhores jogadores sucedidos do mundo.